Neurônio é Empresa B Certificada®

  • A Neurônio obteve a certificação de Empresas B ™ que reconhece as boas políticas e práticas, e o compromisso de buscar altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.
  • Soma-se a uma tendência global de empresas que medem e gerenciam seus impactos sociais e ambientais com o mesmo rigor utilizado na gestão dos impactos financeiros.

A Neurônio Ativação de Negócios e Causas acaba de receber a certificação de Empresas B ™ e passa a fazer parte de uma comunidade empresarial que vem crescendo rapidamente em todo o mundo, que busca usar seus negócios para contribuir na resolução de problemas sociais e ambientais.

Empresas B ™ são empresas com fins lucrativos que usam o poder dos negócios para fomentar uma economia mais inclusiva e sustentável.

Elas satisfazem os mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade empresarial. Até o final de 2018, já eram mais de 2.500 Empresas B em mais de 130 setores e 60 países ao redor do mundo. Entre elas estão Águas Danone Argentina, Patagônia, Natura, Creppes & Waffles, Microempresas Estado Estado, Chocolates Pacarí, entre outros. No Brasil existem atualmente 106 Empresas B ™ certificadas.

As empresas que se certificam não são perfeitas, mas elas têm o compromisso de melhora contínua e colocam o propósito empresarial no centro do seu modelo de negócio.

As Empresas B ™ medem os impactos gerados por suas ações em seus grupos e áreas de interesse: Trabalhadores, Comunidade (fornecedores e distribuidores), Meio Ambiente e Governança. Além disso, se comprometem a melhorar e operar continuamente com altos padrões de desempenho e transparência. Esse novo tipo de empresa também amplia o dever fiduciário de seus acionistas e administradores em seu estatuto social de incorporar interesses não financeiros de longo prazo. Para obter a certificação da Empresa B ™, é necessário completar a "Avaliação de Impacto B", uma ferramenta on-line gratuita, e alcançar pelo menos 80 pontos em 200.

A Neurônio demonstrou atender aos altos padrões de desempenho exigidos graças às suas boas práticas nas áreas de atendimento aos clientes, principalmente no que diz respeito ao oferecimento de produtos/serviços que direcionam mudanças positivas em organizações, a fim de aprimorar seu impacto social e de meio-ambiente.

Entre as medidas que permitiram que a Neurônio se certificasse estão: ter como prática desde 2003 a manutenção de um ambiente diverso, plural, respeitoso e horizontal; a atuação setorial colaborativa e inclusiva, contando sempre com parceiros especialistas para os projetos geridos e dando prioridade a fornecedores locais; compromisso de incluir na tomada de decisão as consequências dos impactos de curto e longo prazo em todos stakeholders; e ter como diferencial o sólido conhecimento nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade e cidadania, que nos confere a possibilidade de sensibilizar clientes e parceiros a incorporarem esses conceitos em suas ações.

Certificador e representação na América Latina

A organização certificadora é a B Lab, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que, desde 2006, promove as B Corps (empresas com triplo impacto positivo: ambiental, social e econômico) no mundo.

Desde 2012 na América Latina, o aliado do B Lab é o Sistema B, uma fundação com presença em 10 países que promove não apenas empresas de triplo impacto, mas uma nova economia na qual o sucesso é medido pelo bem-estar de pessoas, sociedades e a natureza. O Sistema B articula diferentes setores da economia como motores de uma mudança positiva: as Empresas B ™ e as empresas de triplo impacto, os grandes players do mercado, os atores de políticas públicas, os líderes de opinião, os investidores e a academia, com educadores, pesquisadores, professores e estudantes que investigam e evidenciam a mudança para uma economia mais inclusiva e regenerativa.

"Para construir uma nova economia, precisamos que as Empresas B ™, as grandes e pequenas empresas, e também consumidores, advogados, políticos, investidores, líderes de opinião pública, professores, pesquisadores e jovens sejam agentes de mudança em seus locais de atuação", comentou Juan Pablo Larenas, Cofundador e Diretor Executivo do Sistema B Internacional.

Diretório das Empresas B ™: https://bcorporation.net/directory
Mais informações em https://sistemab.org/br/brasil/