Eco Desafio | Prêmio de Inovação Ambiental

Iniciativa da PepsiCo, YABT e a OEA com patrocínio da CBC, o Eco Desafio – Prêmio de Inovação Ambiental (conhecido no Brasil até o ano passado como Eco-Challenge) esteve com inscrições abertas até 15 de janeiro de 2015. O prêmio faz parte do TIC Americas realizado pelo YABT (Young Americas Business Trust), competição internacional que premia planos de negócios e acelera o processo da incorporação de jovens empreendedores ao mercado.

Neurônio atua nesse projeto realizando uma pesquisa qualitativa de potenciais participantes brasileiros e animando essa rede por meio de divulgação eletrônica, em redes sociais e presencialmente. 

O Eco Desafio busca ajudar aos jovens latino-americanos (ou sul americanos) entre os 18 e 34 anos para criar planos de negócios dirigidos a resolver problemas ambientais com soluções inovadoras. Os candidatos podem ser inscrever, individualmente ou em equipe, pelo site http://www.ticamericas.net/eco-desafio/.

Para a Sexta Edição do Eco Desafio, PepsiCo, YABT e CBC criaram quatro desafios focados em apoiar alguns das necessidades da Indústria. Nesta edição, é pedido aos jovens empreendedores que achem soluções de negócios inovadoras, sustentáveis e viáveis para reduzir o impacto da indústria no ambiente. Esta nova edição do Eco Desafio tem sido preparada para apoiar projetos que estejam alinhados com os novos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas.

Os desafios são:

1- Reciclagem da casca de coco:
Uma solução industrial, sustentável e inovadora para as cascas de coco.

2- Reciclagem de PET:
Uma maneira sustentável de colher maciçamente o PET pós-consumo.
Uma maneira inovadora para reutilizar grandes quantidades de PET.

3- Água:
Criar um jeito de conservar e reutilizar água no nível da indústria.
Acesso à água potável.

4- Educação meio ambiental:
Plataformas ou processos inovadores (jogos, apps, outros) para aprender mais sobre o meio ambiente.

Os vencedores de cada um dos desafios receberão um prêmio de prêmio de US$ 5.000,00.

Em 2013, em sua quarta edição, pela primeira vez o Eco Desafio premiou uma equipe brasileira na e foi possível ver o desenvolvimento de uma solução bem ligada à realidade de uma grande cidade do país. O projeto vencedor foi da equipe Courrieros, que venceu o prêmio após apresentar o plano que teve como proposta oferecer um serviço de entrega utilizando bicicletas na cidade de São Paulo. O Ecolivery Courrieros, como foi chamado o projeto brasileiro, é uma forma alternativa que não utiliza combustível fóssil e não emite CO2 na atmosfera. O serviço de entrega de bicicleta, apesar de difundido em alguns lugares do mundo, ainda não era tão utilizado no Brasil.

A equipe pelo projeto vencedor, para ajudar a transpor os desafios desse tipo de operação, desenvolveu um vasto estudo para adaptar processos realizados em outros países. Atualmente, o serviço continua em funcionamento na capital paulista. Este ano o Brasil tem a chance de ter novamente um representante entre os vencedores.

Saiba como trabalhamos com esse e outros projetos em nosso Portfolio.