Prêmio Empreendedor Social 2014

Estão abertas até 27 de abril as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social (folha.com.br/empreendedorsocial), que em 2014 completa dez anos no Brasil, país recordista de inscrições nas últimas edições. Reconhecido como o concurso mais importante da América Latina para ações que beneficiem pessoas em situação de risco social e/ou ambiental, tem como proposta fortalecer líderes com mais de 18 anos de idade, à frente de iniciativas inovadoras há pelo menos três anos, de maneira sustentável, com impacto na sociedade e em políticas públicas. Empreendedores de até 35 anos, que comandam projetos mais recentes — de um ano até três de atuação —, podem concorrer no Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.

Neurônio Sator é parceira do Prêmio há três anos!

O jornal Folha de S.Paulo conduz o processo de seleção em parceria com a Fundação Schwab, mentora do concurso e correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos. Já o Folha Empreendedor Social de Futuro, criado exclusivamente pela Folha em 2009, vale-se dos mesmos parâmetros internacionais para laurear propostas como a criação de um produto, serviço ou aplicação de tecnologia social que ainda precisem de visibilidade e capacitação para aumentar seu impacto, na fase mais crítica de toda organização: o princípio da atividade.

Por aqui, mais de 70 líderes socioambientais de todo o país já entraram para a seleta lista de finalistas de ambos os concursos. “O Prêmio Empreendedor Social no Brasil é um jeito fantástico de identificar inovadores que capitaneiam organizações sociais e que lidam com questões que vão da saúde à educação”, afirma Kenneth Turner, gerente-sênior para América Latina e África da Fundação Schwab.

“Chegar à décima edição do prêmio mostra o sucesso desta parceria internacional que reconhece a importância de valores como ética, cidadania e combatividade, presentes no dia a dia da Folha, e que premia empreendedores brasileiros comprometidos com a transformação social”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.

Benefícios para aprimoramento

As inscrições vão até 27 de abril, e o processo seletivo dura até outubro. Finalistas e vencedores do Empreendedor Social e do Folha Empreendedor Social de Futuro terão seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha de S.Paulo e no site da Folha, receberão também um kit com relatório completo e extenso de avaliação (encaminhado para o júri), segundo os rigorosos critérios dos prêmios, além de fotos e vídeo jornalístico sobre seu trabalho, para uso livre de divulgação.

Estão ainda na lista de benefícios: assessoria jurídica e de gestão e bolsas de estudo para cursos, congressos e seminários. Os finalistas com idade inferior a 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Todos os que tiverem entre 20 e 30 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Global Shapers do Fórum Econômico Mundial serão indicados para receberem o título de Global Shapers. No âmbito internacional, o vencedor do Empreendedor Social participará, com despesas pagas de transporte e hospedagem, do Fórum Econômico da América Latina de 2015.

No Empreendedor de Futuro, os finalistas com menos de 40 anos e que atenderem aos critérios estabelecidos pela organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial serão indicados para o Fórum dos Jovens Líderes Globais. Os que tiverem entre 20 e 30 e que corresponderem aos critérios da organização Global Shapers do Fórum Econômico Mundial serão indicados para receberem o título de Global Shapers. O vencedor leva bolsas de estudos, consultorias e aceleração de comunicação com o jornalista Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre, entre outras oportunidades.

Os eleitos em ambas as premiações serão convidados a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, um seleto grupo de líderes sociais brasileiros altamente inovadores que interagem constantemente com apoio, fomento e divulgação da Folha de S.Paulo. Um dos finalistas de ambas as premiações também pode se sagrar eleito pelo voto online do público, na chamada “Escolha do Leitor”.

Para Regulamento, Informações e Inscrições, acesse: folha.com.br/empreendedorsocial
Em caso de dúvidas, escreva para empreendedorsocial@grupofolha.com.br