Eco-Desafio 2022 recebe inscrições

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, a PepsiCo é uma das empresas que promove o Eco Desafio - Prênios de Sustentabilidade e Plásticos, a categoria de inovação sustentável da Competição de Talento e Inovação das Américas (TIC Americas), cujas inscrições estão abertas até 1º de fevereiro de 2022. O programa, organizado pela PepsiCo em parceria com o Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), se divide nas categorias "Reduza e Recicle" e "Reinvente", ambas aceitando soluções inovadoras de ações para reduzir, reciclar e reinventar o uso de material plástico.

Neurônio atua nesse projeto, desde 2010, realizando pesquisa qualitativa de potenciais participantes brasileiros e animando essa rede por meio de divulgação eletrônica, em redes sociais.

Os participantes do programa terão acesso a sessões de treinamento conduzidas por membros da rede de especialistas da TIC Americas, recursos de negócios e redes de apoio locais e internacionais, essenciais para a construção de um modelo de negócio sustentável com potencial de crescimento. Oito equipes se qualificarão para as Finais, para disputar um capital semente. As duas melhores equipes, escolhidas por um júri internacional, receberão respectivamente US$10 mil e US$ 5 mil para a implementação da solução, além de outros incentivos não monetários de apoio ao crescimento do seu negócio.

“Estamos entusiasmados(as) com a oportunidade de desenvolvermos juntos ideias inovadoras para uma questão tão urgente como a da redução do uso do plástico. Acreditamos que o futuro sustentável do planeta pode se beneficiar muito com a co-criação e o pensamento coletivo de que todos somos agentes da transformação.  O Eco-Desafio oferece aos empreendedores e empreendedoras do Brasil, e de toda a América Latina e Caribe, uma plataforma para dar luz às ideias e projetos que podem transformar essa e as próximas gerações.” disse Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.

Desde 2009 o Eco-Desafio se consolidou como um programa pioneiro para empreendedores(as) comprometidos(as) com o desenvolvimento sustentável. Até o momento, um total de 20.823 propostas foram apresentadas por 26.559 participantes de 33 países.

“Se você é uma pessoa que tem uma ideia, um projeto ou a motivação para gerá-lo, não pense muito para começar a desenvolvê-lo, porque você não está sozinho”, disse o Embaixador Néstor Méndez, Secretário-Geral Adjunto da OEA. “Por meio do Eco-Desafio, os(as) empreendedores(as) não só compreendem a importância da gestão sustentável do plástico, mas, sobretudo, têm a oportunidade de contribuir para o estabelecimento e consolidação de uma economia circular onde a indústria e os consumidores, de forma coordenada, apoiam uma visão partilhada onde o plástico não se torna resíduo e onde a inovação e o empreendedorismo são os pilares de ação”, referiu Luis A. Viguria, Presidente Executivo do YABT.

Os projetos ganhadores serão anunciados em data ser definida em junho de 2022. Mais informações em http://ticamericas.net/eco-desafio.

Saiba como trabalhamos com esse e outros projetos em nosso Porfolio.