Edital Fundação Cargill 7ª Edição

Fundação Cargill divulga projetos selecionados para receber apoio

Desde 2014, a Fundação Cargill lança anualmente editais para apoiar iniciativas alinhadas à sua missão: promover a alimentação segura, sustentável e acessível.

Durante os meses de fevereiro, março e abril de 2021, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino Superior e Pesquisa e Startups puderam inscrever seus projetos para o Edital Fundação Cargill 7ª Edição.

Desde a 4ª Edição, a Neurônio tem realizado a assessoria técnica do edital.Os projetos passam por um detalhado processo de avaliações e análises.

Quais os objetivos e critérios avaliados no processo de seleção?

Primeiramente os objetivos do projeto inscrito deveriam estar alinhados com um ou mais temas a seguir:

  • Iniciativas inovadoras no combate à perda e desperdício de alimentos;
  • Inovação tecnológica (soluções e pesquisa) na cadeia de alimentos;
  • Parcerias para inovação e o fortalecimento do empreendedorismo na cadeia da alimentação


Posteriormente, todas as iniciativas foram analisadas com os critérios:

  • 1º Inovação
  • 2º Alinhamento e Coerência
  • 3º Planejamento e Gestão
  • 4º Impacto e Relevância
  • 5º Escalabilidade e Mobilização
  • 6º Perenidade

Levou-se em consideração também a maturidade do projeto, região de atuação, se promove a diversidade e inclusão social e sua conexão com as demandas da sua região.

Após as fases de triagem inicial, recebimento de materiais, análises aprofundadas, reuniões virtuais para conhecer as principais iniciativas e validação com a diretoria e conselho da Fundação Cargill, chegou-se aos projetos selecionados para a edição.

Projetos selecionados no Edital Fundação Cargill 7ª Edição

Foram selecionados 11 projetos que serão contemplados com suporte técnico e financeiro para desenvolvimento de suas iniciativas durante um período de 12 a 24 meses.

Cada vez que lançamos um edital, recebemos iniciativas que fazem a diferença onde estão inseridas. Nesse ano, não foi diferente e a escolha é sempre muito difícil. Por isso, já estamos elaborando novidades para a próxima edição. As iniciativas escolhidas nesse ano possuem propostas que poderão trazer benefícios não somente para as pessoas que participam, mas também um impacto positivo socioambiental para a região e isso é muito importante para nós. Esperamos que, com o nosso apoio, eles possam continuar o trabalho junto às comunidades, crescer e prosperar cada vez mais”, afirma Flávia Tayama, diretora da Fundação Cargill no Brasil.

Confira os projetos selecionados para o Edital Fundação Cargill 7ª Edição:

Da Terra ao Prato
Campinas (SP)
Organização: Agir Verde Sustentabilidade
Total de pessoas beneficiadas: 30
Objetivo: Fortalecer a cadeia agroecológica local e promover o acesso à alimentação saudável através da articulação entre agricultores, poder público, consumidores e sociedade civil, desenvolvendo um arranjo territorial multissetorial, trabalhando o engajamento dos atores e cocriando soluções nos eixos da produção (agricultura), distribuição (consumo) e educação.

Periferia Conectada
São Paulo (SP)
Organização: Projeto Arrastão
Total de pessoas beneficiadas: 78
Objetivo: Capacitar jovens e adultos para o desenvolvimento de suas competências empreendedoras e apoiar a criação de propostas de negócios inovadores e sustentáveis no setor de alimentos. Assim como, apoiar e fortalecer negócios de alimentação, através de formações, assessorias, mentorias e conexões com o ecossistema regional de negócios periféricos da Região Sul da Grande São Paulo.

Saudabilidade através do mel de cacau: explorando as propriedades como prebiótico e probióticos nos alimentos
Campinas (SP) e Ilhéus (BA)
Organização: SupportLab
Total de pessoas beneficiadas: 500
Objetivo: O projeto pretende causar um impacto positivo na cadeia produtiva do cacau através de uma mudança da percepção de valor cultural, social e econômico. Ampliar o foco do beneficiamento do cacau para além da extração das amêndoas que são a matéria-prima do chocolate, focando no aproveitamento integral do fruto do cacau evitando o desperdício da polpa e do mel de cacau.

Cacau consorciado – Abrindo Horizontes
São José do Rio Preto (SP)
Organização: Associação Comercial Empresarial de São José do Rio Preto – ACIRP
Total de pessoas beneficiadas: 1000
Objetivo: Construção de um viveiro para oferecer simultaneamente mudas e material genético em maior escala para produtores e viveiristas interessados no consórcio com cacau, juntamente com as informações levantadas nos campos já instalados e reforçados pela ação na linha de pesquisa com materiais clonais diversos.

Circuito Startup Tech – Desafios de MATOPIBA
Barreiras (BA) e Balsas (MA)
Organização: Associação Wylinka
Total de pessoas beneficiadas: 80
Objetivo: Circuito de programas (Bootcamp + Sprint) para desenvolvimento de soluções de base científica e tecnológica para os desafios da cadeia de alimentação de MAtopiBA por estudantes universitários das regiões de Balsas e Barreiras.

Resgate da alimentação cultural Xerente com uso de novas práticas agrícolas
Pedro Afonso (TO)
Organização: Associação dos Brigadistas Xerente
Total de pessoas beneficiadas: 95
Objetivo: implantar 3ha de agrofloresta, ofertar um curso técnico em agroecologia que permitirá o resgate do preparo das lavouras familiares com seus alimentos tradicionais, a recuperação de áreas degradadas de cerrado e córregos garantindo a segurança hídrica e alimentar ao povo Xerente. Resgatar a troca de saberes de seus anciãos e os jovens com o repasse das técnicas de cultivo e, possibilitar a implementação de um sistema de irrigação por energia solar, atuará no retorno às práticas da agricultura fortalecendo a história e a cultura alimentar deste povo.

Nutrir plantas para nutrir pessoas: fertilização de solos para aumentar a produção de alimentos no Oeste do Pará
Santarém (PA)
Organização: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Total de pessoas beneficiadas: 480
Objetivo: Manejar e Fertilizar solos com biofertilizantes produzidos a partir de resíduos orgânicos para aumentar a produção de alimentos de pequenos agricultores em um raio de 40 km da área central de Santarém, Oeste do Pará.

Formação de Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar
Gandú (BA)
Organização: Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves
Total de pessoas beneficiadas: 85
Objetivo: Ofertar educação contextualizada ao campo com o propósito de impulsionar o empreendedorismo na cadeia de produção de alimentação, fortalecer os processos sustentáveis, fomentar à agricultura familiar e a inclusão socioprodutiva, com a geração de trabalho e renda, fixar o jovem no campo e execução de 55 unidades produtivas educativas familiares

Hortas urbanas em rede: assistência técnica, gestão e comercialização
Campo Novo do Parecis (MT)
Organização: Associação dos Servidores Penitenciários de Campo Novo do Parecis
Total de pessoas beneficiadas: 475
Objetivo: O objetivo do projeto é aumentar a oferta de alimentos através de hortas urbanas, fortalecer a segurança alimentar da população mais vulnerável e conectar-se em rede com vistas a garantir o acesso de todas as pessoas, em particular pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano, além de promover a criação de um produto para comercialização e rentável para Casa das Marias.

Leite humano em pó: processamento, controle de qualidade e aleitamento materno
Maringá (PR)
Organização: Universidade Estadual de Maringá
Total de pessoas beneficiadas: 500
Objetivo: Obtenção do leite humano em pó estendendo o prazo de validade em relação ao leite humano “in natura”. Permitir a utilização do leite humano em pó, em diversas e diferentes situações hospitalares sempre alinhado com as diferentes fases do desenvolvimento do recém-nascido. Realizar campanhas educativas sobre o aleitamento materno e assim preservar sempre a lei natural dos humanos (contato maternal entre mãe e filho).

Gerar Alternativas
Curitiba (PR)
Organização: GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional
Total de pessoas beneficiadas: 120
Objetivo: Implementar melhorias na infraestrutura física do programa Banco de Alimentos com a aquisição e doação de um túnel de congelamento e qualificação social e profissional de um grupo de Apenados em liberdade condicional que atuam no beneficiamento dos alimentos doados ao Banco de alimentos do CEASA-PR.

Em 2022, as instituições selecionadas receberão entre R$ 50 mil e R$ 200 mil. A Fundação Cargill tem orgulho em contribuir com iniciativas tão inovadoras e importantes para o desenvolvimento do nosso país, reforçando seu papel de agente transformador e o compromisso com uma alimentação segura, sustentável e acessível.

Saiba como trabalhamos com esse e outros projetos em nosso Porfolio

Para informações, edital e inscrições, visite https://alimentacaoemfoco.org.br/