Hackathon SEBRAE
Eventos
Prêmios

O Hackathon Sebrae, maratona hacker, que contou com o apoio da Neurônio Sator em sua concepção e desenvolvimento, premiou três jovens no último dia 1 de fevereiro, durante a Campus Party 2013, evento de tecnologia que reuniu milhares de jovens no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 28 de janeiro a 2 de fevereiro. Esses jovens programadores foram desafiados a desenvolver durante 17 horas seguidas aplicativos em software livre que ajudassem o empreendedor a desenhar modelos de negócios, baseando-se no canvas. Essa foi a primeira competição de desenvolvimento do Sebrae e a Neurônio Sator fica muito satisfeita de ter colaborado com este projeto.

Como premiação eles garantiram um curso Empretec do Sebrae, e uma viagem com todas as despesas pagas ao Fórum Internacional do Software Livre (FISL) 2013, que acontece de 3 a 6 de julho, em Porto Alegre (RS). O primeiro lugar recebeu ainda um tablet.

Morador da cidade de Ananindeua (PA), Victor Emanuel Montes Moreira conquistou o primeiro lugar na Hackathon. Para o designer de games, o grande desafio foi desenvolver um aplicativo voltado para a web. ”O mais difícil foi superar o cansaço e as horas sem dormir, além de ter de encontrar a ferramenta mais rápida a ser implementada, já que só dispunha de 17 horas para programar”, disse. Segundo ele, todos os anos de dedicação e estudo dentro e fora da universidade valeram a pena. Ana Paula Gomes, de Feira de Santana (BA), e Gustavo de Souza Lima, do Rio de Janeiro (RJ), ficaram com a segunda e terceira posição, respectivamente.

Alê Borba, representante da iMasters, apoiadora da competição, virou a noite com os participantes e analisou a parte técnica dos projetos inscritos, afirmou que a experiência muito boa e intensa. “E o resultado final foi muito bacana e os trabalhos estavam todos muito acima do nível esperado. Superaram muito nossas expectativas”.


A Neurônio Sator acredita que esse tipo de competição é uma ótima oportunidade aos participantes, pois os coloca frente a frente com os desafios de suas áreas de atuação, em que precisam pensar soluções para diferentes áreas como o empreendedorismo. Para a Neurônio Sator, essa primeira experiência no mundo das Hackathons foi muito válida e tende a colaborar muito com o desenvolvimento de outras competições. 

Parte das informações do texto acima teve como fonte a Agência Sebrae e a Redação iMasters. A primeira foto ao lado é de Luludi/Luz e a segunda é da Neurônio Sator.

Segue ficha técnica do Portfolio:

--------------------

Maratona que propõe a desenvolvedores o desafio de criar em 17 horas aplicativos com código aberto (open source) para PC-Windows, que ajudem o empreendedor a desenhar modelos de negócios, baseando-se na metodologia Canvas.

Período de realização: 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2013.
Público-alvo: desenvolvedores participantes da Campus Party

Principais contribuições da Neurônio:
• Assessoria no desenvolvimento da metodologia da competição;

• Assessoria no desenvolvimento de documentos do concurso, como edital, fichas e roteiros;
• Assessoria na metodologia, gestão e acompanhamento do processo de julgamento;
• Assessoria no desenvolvimento da programação dos eventos de Lançamento e Premiação.

Mais informações em http://sebraenacampus.com.br/hackathon/