Edital Fundação Cargill 2019

O Edital Fundação Cargill 2019 é uma iniciativa da Fundação Cargill que busca incentivar, reconhecer e apoiar projetos inovadores que tenham potencial de promover uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível do campo ao consumidor. 

Durante o processo de seleção, que aconteceu ao longo de 2018, o edital contou com a assessoria técnica da Neurônio.

Em novembro, foram anunciadas as 13 iniciativas selecionadas. A Fundação Cargill oferecerá suporte técnico e financeiro para a implementação dos projetos selecionados, que serão desenvolvidos em 8 estados brasileiros ao longo 2019. O que une essas iniciativas é o fato de elas privilegiarem a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, pilares da Fundação.

Os projetos receberão aporte financeiro e serão desenvolvidos em um período entre 12 e 24 meses, beneficiando diretamente mais de 18 mil pessoas e indiretamente outras 127 mil pessoas em municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pará e Bahia.

Crescimento

Nesse primeiro ano que contou com a assessoria técnica da Neurônio, o Edital registra um crescimento do número de projetos e de municípios envolvidos na apresentação de propostas. Foram 214 inscrições para o edital 2019, contra 163 em 2018 ( (crescimento de 31%) e 131 em 2017.

Segundo a Fundação Cargill, 88% das propostas apresentadas no edital 2019 são oriundas de organizações sociais, enquanto startups (primeiro ano de participação) representaram 7%.  As entidades ou instituições ligadas ao ensino superior foram responsáveis por 5% dos projetos inscritos.

No recorte por estados, catorze deles foram representados, sendo São Paulo com o maior número de inscrições; seguido de Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Pará .

Em relação à escolha dos vencedores, entre os meses de junho, julho e agosto de 2018, todas as 214  propostas de trabalho passaram por triagens, resultando na permanência de 35 projetos. Após as visitas de gestão entre os meses de agosto e outubro, 20 propostas permaneceram na disputa. E em novembro, as 13 propostas vencedoras foram escolhidas.

Conheça os projetos contemplados no edital 2019 em https://alimentacaoemfoco.org.br/fundacao-cargill-anuncia-projetos-vencedores-do-edital-2019/

Saiba como trabalhamos com esse e outros projetos em nosso Porfolio

Para informações, edital e inscrições, visite https://alimentacaoemfoco.org.br/