Inovação a serviço da saúde

Prêmio Empreenda Saúde é uma oportunidade para projetos que tragam melhorias para o setor  

Em face às inúmeras transformações tecnológicas, a inovação se tornou peça chave nos mais diversos segmentos. Por apostar no talento e no empreendedorismo, a everis, multinacional de consultoria, que oferece soluções de estratégia e de negócios, do Grupo NTT DATA, promove a 3ª edição do Prêmio Empreenda Saúde, um incentivo a projetos inovadores, que agreguem melhorias nas práticas, processos, tecnologias e métodos de gestão na saúde, aplicada em três áreas: Assistência Integral à Saúde; Eficiência em Produtos e Processos Assistenciais; e Mecanismos de Integração Educacional e Saúde.

A Neurônio pelo segundo ano faz parte da organização do concurso, contribuindo diretamente com plano de comunicação e ações na área, visanod identificar potenciais participantes.


As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 01 d setembro, pelo site www.premioempreendasaude.com.br. Podem se inscrever pessoas físicas ou grupos residentes no Brasil que possuam um projeto ou plano de negócios inovador para empreender no segmento de saúde. No caso de grupos, é necessário contar com um representante, responsável pela inscrição, que citará os demais membros no ato do cadastro.

O projeto vencedor receberá o prêmio em barras de ouro, equivalente a R$ 50 mil, e acompanhamento profissional especializado para colocar o plano em prática no mercado brasileiro, transformando-o em realidade. A comissão de avaliação e o corpo de jurados serão compostos por membros renomados das áreas de ensino, pesquisa e inovação, e de empresários das mais diversas esferas da saúde no País.

Regulamento

A submissão do projeto deverá ser feita via arquivo digital pelo site, acompanhado de ficha de inscrição e breve resumo (abstract) da proposta. O trabalho deverá conter a exposição do problema com a ideia e a metodologia para sua implantação, benefícios vislumbrados e resultados de avaliação econômico-financeira do projeto. Junto ao projeto final também poderá ser incorporado um vídeo de representação das respectivas propostas.

Após a recepção e realização de triagem técnica das propostas, os projetos aprovados serão encaminhados para a comissão julgadora. A análise dos projetos levará em conta os critérios de aplicabilidade (relevância do problema), inovação e nível de contribuição para melhoria do sistema de saúde (tamanho da população beneficiada).

Os cinco finalistas serão convidados para fazer uma apresentação aos jurados no dia 26 de outubro. A proposta vencedora será anunciada durante a cerimônia de premiação, no dia 30 de novembro..

Histórico

2016
No ano passado, o prêmio recebeu 627 inscrições, mais do que o dobro da edição anterior, e teve como vencedor a startup Fófuuu com um projeto que une a medicina e a tecnologia de software para desenvolver exercícios divertidos de fonoaudiologia, utilizando uma interface de videogame. 

Os demais finalistas foram:

  • Listen – aplicativo que transforma o smartphone em um aparelho auditivo.
  • Nuclearis – sistema de informação em medicina nuclear.
  • Retinógrafo Portátil – sistema conectado e portátil para retinografia de alta resolução.
  • Beone Tech – tratamento para pé diabético e feridas de difícil cicatrização.

2015
Na edição 2015, o Prêmio Empreenda Saúde recebeu a inscrição de 94 projetos de todo o Brasil. O vencedor foi um grupo de empreendedores liderados por Paula Renata Cerdeira Gomez, de São Paulo, que apresentou o trabalho na área de Detecção antecipada de surtos epiléticos. Os pesquisadores desenvolveram um algoritmo capaz de detectar surtos epiléticos com antecedência média de 25 minutos. Esse achado permitirá o desenvolvimento de um dispositivo composto por um sensor que, interligado a um celular ou outro wearable,  avisará a própria pessoa, o acompanhante ou familiar, sobre a iminência do surto. Um outro dispositivo semelhante, de uso hospitalar, também está previsto, para alertar a equipe médica, em caso do indivíduo estar internado.

A epilepsia é a mais comum dentre as doenças cerebrais sérias, que atinge aproximadamente 65 milhões de pessoas no mundo que sofrem com a doença e, a cada ano, ocorrem 2 milhões de novos casos.

Saiba como trabalhamos com esse e outros projetos em nosso Portfolio.