Empreendedorismo premiado pelo Sebrae

O Sebrae realizou no dia 17 de dezembro de 2013 o Painel de Apresentação e o Evento de Premiação de duas iniciativas que premiaram experiências de ensino e aprendizagem em empreendedorismo no Ensino Técnico: o 1º Prêmio Pronatec Empreendedor, em que participaram com relatos de iniciativas empreendedoras equipes de estudantes, professores, além da comunidade escolar de quaisquer cursos do Pronatec; e o Concurso de Objetos de Aprendizagem, que foi voltado apenas para docentes do Pronatec que participaram com objetos que criaram para o ensino de empreendedorismo.

Neurônio Sator foi responsável pelas atividades relativas ao desenvolvimento dos concursos, à assessoria no desenvolvimento de suas metodologias; desenvolvimento dos regulamentos; desenvolvimento das metodologias, gestão e acompanhamento dos processos de julgamento; além de realizar o atendimento do público participante.

1º Prêmio Pronatec Empreendedor
O objetivo do prêmio era reconhecer casos em que estudantes, após terem aulas com a temática empreendedorismo, desenvolveram competências empreendedoras, abriram um negócio ou aumentaram sua renda aplicando o que foi aprendido. Os alunos do curso de cuidador de idosos, em Nova Lima (MG), conquistaram o primeiro lugar do Prêmio Pronatec Empreendedor ao apresentarem um projeto de roda de convivência para a terceira idade, em andamento na cidade. Eles uniram técnicas nutricionais, de relaxamento, exercícios e terapia para criar um centro onde os familiares podem deixar os idosos durante o dia.

Concurso de Objetos de Aprendizagem
Já o grande campeão do Concurso de Objetos de Aprendizagem, voltado para professores que desenvolveram uma nova forma de ensinar empreendedorismo, foi o professor do Distrito Federal, Wildston Silva de Freitas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Taguatinga. Ele incentiva os alunos a utilizarem mapas de georreferenciamento na internet para planejarem um negócio, sua localização, a de seus concorrentes e também a de seus futuros clientes.

As premiações foram realizadas pelo Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o apoio de nove parceiros Senac, Senai, Senar, Sest/Senat, Condetuf, Conif, Consed, Consecti, Fiec/Cepin e FUNEC Contagem/MG. Para concorrer ao prêmio, os participantes devem ter vínculo com uma dessas instituições, seja como aluno ou professor.

Pronatec Empreendedor

O Pronatec Empreendedor é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Ministério da Educação, que tornou obrigatória a disciplina de empreendedorismo em 15 cursos oferecidos pelo Pronatec. A meta é chegar a cerca de 1,5 milhão de estudantes de todo o país. A parceria prevê também a capacitação de sete mil professores até 2014 e a oferta de aproximadamente mil bolsas de estudo para os professores interessados em cursos de especialização e/ou mestrado em educação empreendedora.
 

Mais informações em http://pronatecempreendedor.sebrae.com.br, clicando no link Prêmios.

Saiba como trabalhamos com esse e outros projetos em nosso Portfolio.