Prêmio Trote da Cidadania 2013

A Fundação Educar, o braço de responsabilidade social do Grupo DPaschoal, uma das maiores redes de serviços automotivos do Brasil, abre as inscrições para o Prêmio Trote da Cidadania 2013, projeto que há 14 anos incentiva e reconhece as boas práticas de recepção aos calouros nas universidades. Considerado referência nacional, o prêmio busca incentivar o empreendedorismo e abolir toda e qualquer cultura de trote violento, oferecendo como alternativas ações de interação entre os veteranos, os recém-chegados ao campus e a sociedade. As inscrições podem ser feitas de 20 de fevereiro a 05 de abril pelo site www.trotedacidadania.org.br

“Somos parte de uma nova geração! Conscientes de nosso papel na sociedade, buscamos oportunidades de gerar impacto positivo. Por meio do prêmio, buscamos estimular universitários incomodados e empreendedores para que aproveitem o momento de trote para engajar calouros em ações saudáveis que transformem o entorno, a comunidade e, mais que isso, transforme a cultura de violência em cultura de participação cidadã. Acreditamos que o conjunto de micro-revoluções é capaz de fazer uma grande diferença. A energia canalizada nos trotes pode ser usada para uma transformação social e para a promoção da ética e solidariedade. É um bom começo para a vida universitária e um bom começo para um futuro mais justo”, afirma Marina Carvalho, supervisora de projetos da Fundação Educar DPaschoal.

Para os universitários que gostariam de realizar o trote cidadão, mas buscam ideias de como iniciar o projeto, o Portal do Trote da Cidadania (www.trotedacidadania.org.br) tem diversos modelos de boas práticas e dicas de como promover isto na Universidade. Esse ano será lançado um livro com os melhores projetos realizados em 2012, como forma de incentivo e base de trabalho para os futuros participantes.

Um exemplo de sucesso da iniciativa do prêmio é o projeto “Trote Social - Calouro Humano 2012”, do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais- CESCAGE de Ponta Grossa/PR. As equipes receberam um envelope sorteado aleatoriamente, no qual havia o endereço de uma residência na Vila Princesa e na Vila Coronel Cláudio, devidamente pré-selecionada pela equipe organizadora. Junto ao endereço, as demandas para reformas das casas.

Estas casas sofreram transformações nos aspectos estéticos, tais como pintura, jardinagem, comodidade e outros. Esse ano a ação envolveu 20 casas. O tema do “Trote Social - Calouro Humano 2012” foi voltado a Sustentabilidade e em algumas casas houve a implantação de sistema de captação da água de chuva, bem como o aquecimento solar utilizando garrafas pet.

PARTICIPAÇÃO

O prêmio é aberto para participação de ações de trote cidadão nas universidades ou escolas técnicas, priorizando inovação, sustentabilidade, potencial de envolvimento dos acadêmicos e impacto social. Confira o regulamento completo acessando www.trotedacidadania.org.br.

PREMIAÇÕES

  • 1º colocado- 1 Ipad
  • 2º colocado  - 1 Ipod Nano
  • 3º colocado – 1 máquinas fotográfica digital

Workshop de empreendedorismo e cidadania
Seis representantes dos três projetos finalistas receberão um dia de oficinas focadas em empreendedorismo, na sede da DPaschoal em Campinas (SP).

Conheça esse outros parceiros da Neurônio Sator.